Carro elétrico com mais de 1.000 km de autonomia e recarga em 10 minutos? Sim, isso será possível, ao menos no que depender da nova tecnologia de bateria que a Toyota está desenvolvendo e promete chegar ao mercado nos próximos anos.
A Toyota anunciou nesta semana um importante avanço tecnológico que será crucial para o desenvolvimento da sua aguardada bateria de estado sólido. Ela levará os futuros carros elétricos da empresa a autonomia de 1.200 km com uma única carga, sem considerar a recarga completa em 10 minutos.
A notícia foi publicada pelo The Guardian, citando Keiji Kaita, presidente do centro de pesquisa e desenvolvimento da empresa para a neutralidade de carbono.
Em linhas gerais, a montadora japonesa disse que simplificou a produção do material usado para produzir baterias de estado sólido e de base líquida, o que permitirá reduzir pela metade o peso, o tamanho e o custo dos pacotes que serão instalados nos veículos elétricos.
"Tanto para nossas baterias líquidas quanto para nossas baterias de estado sólido, nosso objetivo é mudar drasticamente a situação em que as baterias atuais são muito grandes, pesadas e caras", disse Kaita.
"Em termos de potencial, buscaremos reduzir pela metade todos esses fatores."
Como já dissemos, as baterias de estado sólido são vistas como o próximo passo lógico no desenvolvimento de veículos elétricos, pois são consideradas mais seguras e confiáveis do que as células de íons de lítio que usam um eletrólito à base de líquido, mas, ao mesmo tempo, são muito mais caras e difíceis de produzir.
E a novidade desta semana é a Toyota afirmando que poderia simplificar o processo de produção, inclusive, tornado as baterias de estado sólido mais baratas de produzir do que as tradicionais de íons de lítio.
"Muitas vezes há avanços na fase de protótipo, mas depois escalá-lo é difícil", disse Kaita.
"Se for um avanço genuíno, pode ser um divisor de águas, tipo o santo graal dos veículos a bateria."
Criticada pela demora em acelerar os lançamentos e vendas de veículos elétricos, a Toyota revelou novidades interessantes nesse sentido durante o workshop “Let’s Change the Future of Cars”.
A Toyota diz que a partir de 2026 veremos uma nova geração de modelos elétricos, o que melhorará muito o desempenho dos veículos atuais (sobretudo o bZ4X, o primeiro SUV movido a bateria da marca) que utilizarão uma variedade de opções de baterias.
A princípio, a empresa que espera que em comparação com o bZ4X, possa aumentar a autonomia em uma média de 20%, reduzir os custos de produção em 40% e permitir que o carregamento rápido passe de 10% para 80% em 30 minutos.
Mais adiante, entre 2027 e 2028, chegarão ao mercado as baterias de "Alto Desempenho", com autonomia 10% maior e custos de produção reduzidos em 10%. Em essência, essas baterias poderiam cobrir cerca de 1.100-1.200 km, como a bateria de estado sólido citada nesta matéria.
Mas isso não é tudo: o grupo automotivo estima que será capaz de produzir uma bateria de estado sólido avançada capaz de oferecer mais de 900 milhas (1.448 km) de autonomia após 2028, graças em parte a carros mais leves, menos complicados e com menos componentes.
Fonte: The Guardian
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